outubro 09, 2012

Compositor desconhecido?

Pedro Santos está sendo redescoberto... disso já sabemos.Ficamos, eu e mamãe, muito felizes com esse ressurgimento.


Cada dia surge alguém com uma versão diferente para as músicas dele. Tem o Bixiga 70... Thalma de Freitas.. Mariana Aidar... Seu Jorge.... fora os desconhecidos. Bem bacana!

Mas...... me incomoda quando a pessoa não informa de quem é a música, e simplesmente toca ou canta, como se fosse dela...

Essa questão é clássica, antiga. Ary Barrososo era um cara que EXIGIA no seu famoso programa de calouros da época áurea das rádios (acho que era a Nacional, não tenho certeza), que o cantor soubesse e informasse CORRETAMENTE o nome do autor da música. Senão, não cantava!!

Uma forma de se trabalhar a memória musical brasileira e valorizar os nossos compositores que tanto suam e lutam para conseguir colocar suas músicas no mercado e tentar viver dignamente de seu produto. Hoje meu pai é isso tudo aí, mas passou por muuuuuuuuuuuita dificuldade e mendigou trabalho. Se fôssemos viver da música, dos direitos autorais, estaríamos na sarjeta.

Pesquisando meu pai na rede, como faço sempre, descobri mais uma versão de 'Desengano da Vista' (essa é a campeã por enquanto né..rsrsr). Ao abrir o link, do Lucio Maia Maquinado no youtube, num festival em Pernambuco, não vi, nem ouvi, em nenhum momento o nome do meu pai como o autor da música.

Entrei em contato com ele e já colocou os créditos! Muito legal.

Ou seja, mais uma vez, o público não vai saber quem é o verdadeiro compositor e assim se vai a memória musical e cultural do Brasil por água abaixo....

O que importa é o produto. Mas sem o criador o que o intérprete cantaria? E o que o público ouviria?

Ary Barroso...... precisamos de milhares de você por aqui.



                                      SOCORRO!!!      

         '.... O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL.....'
                                    (Aldir Blanc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário